O que uma gravida deve comer nos 3 primeiros meses?

Aqui está um plano de dieta o que uma gravida deve comer nos 3 primeiros meses

Parabéns, você está agora no terceiro mês (ou mais corretamente entre 8 e 12 semanas de gravidez). Que jornada foi até agora! É a sensação de euforia, ao descobrir que você está grávida, dando lugar à praticidade agora?

Até agora, é provavelmente só você – a mãe – que se lembra de você está grávida; a maioria das outras pessoas terá voltado às suas vidas normais, até mesmo o pai do bebê. Isso é apenas porque a barriga do bebê ainda não está visível, e ninguém realmente percebe a náusea, a fome constante e insaciável!

O que uma gravida deve comer nos 3 primeiros meses

Mudanças No Seu Bebê Este Mês:

Escondido no fundo do seu ventre, é um ser pequeno e frágil que está crescendo e se desenvolvendo miraculosamente a cada segundo, a cada minuto. Em seu ninho seguro, ele está passando por grandes mudanças que logo o tornarão um bebê completamente formado, embora tudo esteja em miniatura. Cabelos, dentes, unhas e, acima de tudo, movimentos despercebidos estarão presentes até o final do terceiro mês!

Seu bebê desenvolverá um coração funcional, rins, olhos, genitais e até cordas vocais ao longo deste mês. E, infelizmente, a maioria dos abortos ocorre neste fatídico mês de gravidez. Todos esses fatos gritam apenas uma coisa: a dieta do terceiro mês de gravidez é extremamente crucial para o feto e a mãe.

Mas o que uma gravida deve comer nos 3 primeiros meses?

No terceiro mês, sua náusea, sonolência e fome terão aumentado imensamente. Felizmente, este é o último mês em que você sentirá náuseas, então você pode esperar saborear a comida no próximo mês. Seus mamilos não estão mais doloridos e as cólicas também diminuem. Seu peso deve começar a subir um pouco mais rapidamente também.

O ruim é que os sintomas secundários, como irritabilidade, aversão ao alimento e sensibilidade ao olfato, podem surgir – mas relaxe; Estes sintomas incomodam apenas o seu próximo e querido, e felizmente não você! Então aqui está uma lista de tarefas para fazer recomendações dietéticas para o seu terceiro mês.

 1. Alimentos ricos em vitamina B6:

É provável que sua náusea esteja no auge durante este mês, o que pode fazer você se sentir triste e cansado. Alimentos ricos em vitamina B6 ajudam muito, reduzindo a náusea e aumentando seu humor. Incorporar frutas cítricas, ovos, vegetais de folhas verdes e batatas em sua dieta para obter uma dose constante desta vitamina.

2. Frutas Frescas:

Durante a gravidez, é melhor ficar com frutas frescas, pois as conservas contêm conservantes que podem causar acidez. As frutas são um arsenal de vitaminas, então escolha frutas de todas as cores; eles contêm água, fibra de açúcar natural e antioxidantes também. Você pode adicionar frutas que incentivam o ganho de peso agora (bananas e goiabas que lideram o gráfico).

3. Carboidratos:

Uma vez que os inimigos de sua cintura fina, carboidratos agora se tornam uma tábua de salvação para o seu bebê exigente. Ao adicionar grãos inteiros e carboidratos simples como pão,  atta , arroz e batatas à sua dieta, você pode oferecer um tesouro de carboidratos para o seu bebê. Lembre-se, petiscar açúcares complexos (bolos, chocolate, etc) irá colocá-lo em risco por ser obeso mais tarde.

4. Carnes:

Se você é um comedor de carne, agora é a hora de enlouquecer sobre eles. Apenas certifique-se de que a carne esteja bem cozida e preparada com boa higiene. Frango, carneiro e peixe (água doce) são excelentes fontes de minerais, proteínas e muito bom gosto!

5. Ferro e Folato :

Esses elementos gêmeos são tão vitais para o feto que ignorá-los pode causar retardo mental e físico moderado a grave no feto! Certifique-se de que sua dieta lhe fornece ricas fontes de ambos e, para isso, adicione Beterraba,  chikoo , aveia, farelo, atum (estanhado), feijão e carne (para ferro) e Laranjas, Batatas, Brócolis, Ovos e Verdes (por folato) à sua dieta.

6. Produtos Lácteos:

Isto é verdade para toda a sua gravidez, bem como para o tempo que você amamenta: leite e produtos lácteos armazenados com segurança e pasteurizado corretamente são sua melhor aposta para um bebê saudável. O feto precisa de cálcio e minerais encontrados em produtos lácteos, por isso não negue leite, requeijão, queijo e ghee.

O Terceiro Mês: O Que Não Comer:

 Em breve, as semanas 8-12 terminarão e você entrará no segundo trimestre. Mas cuidado, agora você está no estágio mais crucial e frágil da gravidez. Portanto, não se arrisque com sua dieta e siga seu médico até o T. Os melhores alimentos excluídos de sua dieta são:

1. Junk Food:

Escusado será dizer, junk food como hambúrgueres e pizza, chaat e frango tandoori parece tão muito sedutor durante esta fase. Mas, evite-os tanto quanto possível devido ao fator de higiene. Além disso, esses alimentos também podem conter microrganismos causadores de doenças.

2. Frutos do Mar:

Coloque uma tampa no seu desejo de comer frutos do mar até que o cordão umbilical seja cortado. O metilmercúrio, um composto mortal encontrado com frequência em frutos do mar, está ligado ao comprometimento da função cerebral no feto.

3. Comida Enlatada:

Seja atum ou ervilha,  acha  ou abacaxi, os produtos enlatados são misturados com excesso de açúcar e sal. Eles também contêm sabores artificiais e conservantes. Em vez de um coquetel de alimentos sintéticos, opte pelos naturais.

4. Produtos Lácteos não pasteurizados:

Durante este mês crucial, proteja-se a si e ao seu bebé contra infecções como a listeria e a intoxicação alimentar, utilizando apenas produtos lácteos pasteurizados. Os queijos macios devem ser substituídos por queijos duros e tentar usar produtos lácteos caseiros, tanto quanto possível.

 Embora haja muitos bons e maus conselhos alimentares flutuando em torno da dama, cabe à mãe esperar julgar, pesquisar e consultar seu médico antes de acrescentar qualquer coisa não sazonal à sua dieta. O médico nunca o guiará erroneamente. Além dos grupos de alimentos acima da gravidez de 3 meses, você também pode tentar inovar combinações diferentes se a idéia de uma dieta rigorosa não lhe agrada.

E lembre-se, no final, o que importa é que a pequena vida crescendo dentro de você. Então, coma bem, coma saudável e saboreie esse momento mágico!

Artigos Recomendados:

Comments

comments