beneficios do abacaxi

17 Benefícios do abacaxi – Vai se Surpreender!

Antes de ir para os 17 Benefícios do abacaxi, precisa saber antes que eles são deliciosos frutos tropicais , que foram celebrados durante séculos, não só pelo seu sabor único, mas também pelos seus benefícios milagrosos para a saúde. A saúde e os benefícios medicinais do abacaxi incluem o fortalecimento do sistema imunológico e a saúde respiratória, auxiliando na digestão e fortalecendo os ossos. Eles também ajudam na redução da inflamação, na cura de tosses e resfriados e na aceleração da perda de peso.

O Que é o Abacaxi?

beneficios do abacaxi

O abacaxi, também conhecido como ananas, é uma deliciosa fruta tropical cercada por espinhos espinhosos e coberta com folhas duras e cerosas que às vezes chegam a trinta por fruto. A fruta tem até 30 cm de comprimento e tem uma combinação de sabor doce e azedo. Abacaxi pertence à Bromeliaceae família e é , na verdade, uma fruta composto feito de bagas coligados que crescem na coroa de uma árvore de frutificação. O nome abacaxi evoluiu no século 17 devido à sua estrutura e aparência sendo semelhante ao pinho cones.

Nutrição De Abacaxi

Os abacaxis são um depósito de vários benefícios à saúde devido a seus nutrientes. Eles contêm bromelaína, proteína , carboidratos, açúcar e fibra dietética solúvel e insolúvel . As vitaminas desses frutos incluem vitamina A , vitamina C , beta-caroteno, tiamina, vitamina B5 (ácido pantotênico), vitamina B6 eolato. Minerais como potássio , cobre , manganês , cálcio , sódio e magnésio também são encontrados em abacaxis. Estas frutas tropicais são baixas em calorias e são, portanto, uma parte importante das dietas de perda de peso.

Benefícios Do Abacaxi Para A Saúde

O abacaxi é conhecido por oferecer vários benefícios. Vamos discutir cada benefício em detalhes abaixo.

Trata a artrite

<p “>Abacaxi tem uma capacidade de reduzir a inflamação das articulações e músculos, particularmente aqueles associados à artrite . Ele contém uma enzima proteolítica rara chamada bromelaína, que ajuda principalmente na quebra de proteínas complexas e tem efeitos anti-inflamatórios também.

Aumenta a imunidade

O abacaxi é rico em  vitamina C, o que o torna uma das fontes mais ricas de ácido ascórbico. A vitamina C ajuda a reduzir doenças e estimular o sistema imunológico, estimulando a atividade dos glóbulos brancos e atuando como um antioxidante para se defender dos efeitos nocivos dos radicais livres.

Acelera a cicatrização de feridas

Alto teor de vitamina C no abacaxi ajuda a curar feridas e lesões rapidamente e também defende contra infecções e doenças. A vitamina C desempenha um papel essencial na criação de  colágeno. Esta é, em parte, a razão pela qual é vista como uma vitamina curativa, porque o colágeno é a base de proteínas essenciais das paredes dos vasos sanguíneos, pele , órgãos e ossos.

Previne o câncer

O abacaxi tem sido diretamente relacionado à prevenção de cancros da boca, garganta e mama, pois é rico em antioxidantes, incluindo vitamina A, beta-caroteno, bromelaína, flavonóides e manganês. O manganês é um importante cofator da superóxido dismutase, um limpador de radicais livres extremamente potente que tem sido associado à prevenção de diferentes tipos de câncer.

Auxílios na digestão

Comer abacaxis regularmente pode protegê-lo de muitas condições de saúde, incluindo constipação , diarréia , síndrome do intestino irritável (IBS), aterosclerose e coagulação do sangue, bem como pressão alta. Abacaxi, sendo rico em fibras, promove a passagem de alimentos através do trato digestivo em uma taxa normal e estimula a liberação de sucos gástricos e digestivos para ajudar a dissolução dos alimentos. Também aumenta as fezes soltas, o que ajuda no tratamento da diarréia e do IBS. Além disso, a bromelaína no abacaxi estimula a digestão de proteínas, reduz a inflamação do intestino e, portanto, trata de problemas digestivos.

Trata tosse e frio

O abacaxi é rico em tanto bromelina e vitamina C, portanto, ajuda na prevenção e tratamento de doenças respiratórias, eliminando catarro e muco do seu corpo que você já tenha contraído uma doença ou infecção. Estes dois nutrientes estão relacionados com a redução da expectoração e do muco acumulado nas vias respiratórias e nas cavidades sinusais.

Melhora a saúde óssea

Abacaxi contém uma quantidade impressionante de manganês. O manganês é um mineral essencial para o fortalecimento dos ossos, bem como seu crescimento e reparo. É o mineral mais proeminente do abacaxi, e uma única porção pode fornecer a você mais de 70% de sua necessidade diária desse mineral.

Alivia asma

Abacaxi ajuda na redução dos sintomas da asma . Ele contém nutrientes essenciais, como vitamina C, bromelina e betacaroteno, que ajudam a reduzir a inflamação freqüentemente enfrentada por asmáticos.

Controla Diabetes

Abacaxi, sendo rico em fibras, é um excelente alimento para diabéticos . Para aqueles com diabetes tipo 1 , auxilia na redução dos níveis elevados de glicose no sangue. E em indivíduos com diabetes tipo 2 , resulta em melhores níveis de açúcar no sangue, insulina e lipídios. No entanto, há uma certa quantidade de açúcar presente no abacaxi, por isso limitar sua ingestão para evitar efeitos adversos.

Aumenta a fertilidade

Abacaxis foram conectados para melhorar a fertilidade por causa de suas propriedades antioxidantes. Esses frutos coroados exercitam sua ação de eliminação de radicais livres e ajudam as mulheres a conceber. As vitaminas e minerais, como vitamina C, beta-caroteno, cobre, zinco e folato, desempenham um papel essencial na melhoria da fertilidade feminina e masculina.

Cuidados com a pele

A vitamina C, presente no abacaxi, é um super antioxidante que tonifica a pele. Também ajuda a limpar a acne, a combater os danos da pele e a retardar o envelhecimento, reduzindo a aparência das rugas. Além disso, a formação de colágeno é amplamente creditada à vitamina C, que indiretamente mantém os tecidos da pele saudáveis.

Melhora a saúde bucal

Juntamente com os antioxidantes que protegem contra o cancro oral, abacaxi também tem propriedades adstringentes, que reforçam  gengivas e dentes. O abacaxi é um adstringente muito poderoso e muitas vezes é prescrito como um remédio natural para corrigir o afrouxamento dos dentes ou a retração das gengivas. Agentes adstringentes ajudam a endurecer os tecidos e tonificar o corpo de modo que a perda do dente, perda de cabelo , fraqueza muscular e afrouxamento da pele não ocorram.

Melhora a visão

Abacaxi tem a capacidade para melhorar a saúde dos olhos e prevenir outras doenças oculares relacionadas à idade. Degeneração macular afeta muitos idosos e beta-caroteno presente no abacaxi pode ajudar a prevenir este problema de visão.

Regula a pressão arterial

O abacaxi é uma valiosa fonte de potássio. A ação vasodilatadora do potássio alivia a tensão e o estresse nos vasos sangüíneos e aumenta a circulação sanguínea em várias partes do corpo. Quando os vasos sanguíneos relaxam, a pressão sanguínea é reduzida e o fluxo de sangue é menos restrito. Portanto, suas chances de sofrer de hipertensão são reduzidas.

Protege a saúde do coração

As propriedades vasodilatadoras do potássio no abacaxi podem impedir que os coágulos bloqueiem o fluxo de sangue e reduzam o acúmulo de placas nas artérias e vasos. Isso ajuda a prevenir condições como aterosclerose, ataques cardíacos e derrames. Então, coma abacaxis por um coração saudável!

Melhora a circulação sanguínea

Juntamente com o potencial vasodilatador do potássio, o abacaxi também fornece ao corpo o cobre, outro mineral essencial que funciona em diversas reações e compostos enzimáticos no corpo. Mais notavelmente, o cobre é um elemento necessário para a formação de glóbulos vermelhos saudáveis. Contagem elevada de glóbulos vermelhos aumenta a oxigenação para vários órgãos e os faz funcionar em níveis ótimos. Também aumenta as habilidades cognitivas e mantém as vias neurais para prevenir distúrbios como demência e doença de Alzheimer.

Dissolve pedras nos rins

Ao regular a digestão e reduzir a coagulação do sangue, os abacaxis ajudam na dissolução das pedras nos rins. Coma a fruta rica em bromelina ou beba seu suco para manter os rins a salvo e pedras longe!

Usos  além dos benefícios do Abacaxi:

Usos Culinários

Você pode incluir abacaxis em sua dieta diária de várias maneiras saborosas e saudáveis.

  • Abacaxi é melhor quando comido fresco. Corte em anéis ou fatias e faça um lanche!
  • Suco de abacaxi fresco ou smoothie de abacaxi é definitivamente uma maneira deliciosa de começar o dia.
  • Adicione um pouco de abacaxi aos biscoitos normais que você assar e aproveite o sabor exótico.
  • Abacaxis são tão versáteis, eles podem ser usados ​​para qualquer sobremesa que você nomeia. Adicione-os ao iogurte , sorvetes ou saladas para aproveitar os benefícios.
  • Abacaxi e seu suco são apreciados em todo o mundo como a bebida tropical, pina colada, e até como um sabor popular em bebidas alcoólicas.

Dica divertida : Se você planeja consumir um abacaxi, corte a coroa e mantenha a fruta na geladeira colocando-a de cabeça para baixo. Geralmente, a doçura assenta no fundo da fruta e isso ajudará a distribuí-lo por todo o abacaxi.

Outros usos

Suas folhas são ainda usadas como papel de parede e no isolamento do teto.

Como Escolher Um Abacaxi?

A maturação e a frescura de um abacaxi podem ser determinadas pelo cheiro se sua base (não importa quão verde seja a coroa). Escolha um abacaxi cuja base tenha um cheiro doce, como o suco de abacaxi. Um abacaxi sem fragrância é colhido cedo demais ou não é doce como deveria ser.

Efeitos Colaterais Do Abacaxi

efeitos colateras - beneficios-do-abacaxi

Os efeitos colaterais do abacaxi são principalmente por causa das altas proporções de bromelaína e vitamina C presentes nele. Além disso, abacaxi cru é muito insalubre para consumo e deve ser evitado. Efeitos colaterais comuns de comer abacaxi incluem:

  • Vômito
  • Inchaço da boca e bochechas
  • Erupções cutâneas
  • Diarréia
  • Dores de cabeça
  • Náusea

Riscos

  • Sensibilidade : Por causa da bromelaína, seus lábios, gengivas e língua podem sentir alguma sensibilidade ou sensibilidade se você comer muito abacaxi.
  • Abacaxi em Conserva : Preservativos como o açúcar em abacaxis enlatados são prejudiciais a todos, especialmente os diabéticos e aqueles que querem atingir metas de perda de peso.
  • Gravidez : A bromelaína é conhecida por estimular a menstruação, por isso as mulheres grávidas devem evitar a ingestão excessiva de abacaxi, a fim de evitar qualquer chance de aborto espontâneo.
  • Interação com medicamentos : Indivíduos com medicações como anticoagulantes, anticoagulantes, insônia, antidepressivos e benzodiazepínicos.
  • Distúrbios cardíacos : Pessoas sob medicação de beta-bloqueadores devem consumir abacaxi com moderação, pois isso pode aumentar os níveis de potássio no sangue e fazer com que eles aumentem.
  • Doenças renais : O potássio, em abacaxis, é saudável de várias formas, mas pode levar a efeitos negativos se a ingestão da fruta não for limitada.
  • Doenças do refluxo gastro-esofágico (DRGE) : As pessoas que sofrem de DRGE podem testemunhar um aumento de sintomas graves, como azia e regurgitação, se for consumido muito de abacaxi.

Mantendo as preocupações com a saúde em mente, pegue uma dessas frutas tropicais espetadas e escorra. Seu corpo vai agradecer!

História

O Havaí tinha a maior produção de abacaxi, mas agora é cultivado em grandes quantidades no Brasil, nas Filipinas e na Costa Rica. Dito isto, a fruta é nativa do Paraguai e do Brasil e algumas partes do Caribe. A evolução exata do abacaxi como fruta global popular ainda é desconhecida; no entanto, acredita-se que o abacaxi foi trazido pela primeira vez para a Europa após o retorno de Cristóvão Colombo em 1493.

Artigos Recomendados:

Comments

comments