Gravidez na Menopausa: É Possível?

A Gravidez na Menopausa é possível sim e não é tão incomum como se pensa. À medida que as mulheres envelhecem, seus níveis de hormônio caem e a menopausa começa, resultando que seus ovários já não produzindo óvulos.

No entanto, enquanto muitas mulheres acreditam que a menopausa acontece da noite para o dia, o processo pode levar anos para completar. Até que o processo esteja completo, uma mulher pode engravidar na menopausa.

gravidez na menopausa e uma realidade

Ficando grávida durante a menopausa – O bebê da menopausa

Quando uma mulher passa pela menopausa, o corpo dela destrói os ciclos menstruais até pararem todos juntos. A mulher pode durar meses ou mesmo um ano entre ter um período e o próximo. Este longo período de tempo é o coração do bebê da menopausa não descoberto.

Durante o tempo em que o corpo feminino não está tendo um ciclo menstrual, o corpo ainda pode liberar os últimos óvulos. Se o óvulo é liberado e existe um esperma viável que espera fertilizar, a mulher pode e fica grávida.

Graças à falta de um ciclo menstrual normal, a mulher pode não perceber que está grávida até meses de gravidez. Houve até casos em que mães de idade de escalada foram ao hospital com dores no estômago e nas costas acabaram saindo do hospital alguns dias depois com um bebê em seus braços.

Como identificar gravidez na menopausa

É importante que a mulher passe pelo ciclo da menopausa para manter exames ginecológicos regulares. Esses exames permitirão ao médico examina-lás e, possivelmente, detectar a gravidez antes que seja tarde demais para iniciar o pré-natal.

É importante acompanhar todos os seus ciclos menstruais bem na menopausa e tomar nota de quaisquer alterações que ocorram no corpo. Há sinais claros quando começa uma gravidez que não será sinônimo de menopausa. Estes sintomas podem incluir cessação total de períodos, aumento inexplicado do peso e inchaço das extremidades.

Prevenção para não engravidar na menopausa

Muitas mulheres com mais de 40 anos sentem que não precisam de contracepção durante o sexo devido a perimenopausa ou sintomas pré-menopausa. Na verdade, muitas mulheres continuam a ovular bem em seus 40 anos. A contracepção é a única maneira de garantir que você não fique grávida quando praticar relações sexuais. A opção de contracepção mais escolhida por mulheres que são de idade menopausa é a ligadura de trompas.

Durante a ligadura de trompas, a mulher sofreu corte nas trompas de Falópio, queimadas ou apertadas para evitar novas gravidez. Enquanto o procedimento deve ser completado por um obstetra sob anestesia geral, o tempo de recuperação é muito curto.

A gravidez na menopausa é algo que é uma realidade. Quando o número de períodos diminui, isso não significa que o corpo feminino não está ovulando. A ovulação pode ocorrer sem um período e a gravidez pode ocorrer bem nos anos 40 e 50.

As mulheres que acreditam que estão experimentando menopausa precisarão estar livres de um ciclo menstrual durante pelo menos um ano antes de serem oficialmente pós-menopausa. E, mesmo assim, a chance de gravidez, embora rara, ainda existe.

Comentários

Comentários